
Chico confere Título de Cidadão Santista a Bartolomeu Pereira
A Câmara de Santos realizou, no dia 12 de maio, uma homenagem justíssima. Estou honrado por ser o autor da propositura que concedeu o Título de Cidadão Santista ao nosso querido Bartolomeu Pereira de Souza.
Bartô, como carinhosamente o chamamos, é de Santo Estêvão, na Bahia. Ele nasceu em 29 de setembro de 1948. Um jovem de 74 anos.
Ao longo de sua trajetória, trabalhou no Porto de Santos durante 26 anos, entre 1968 a 1994.
Como ele sempre diz, esta foi a sua grande escola de vida. Inserido nas lutas dos trabalhadores, logo se filiou ao PT e a CUT, no começo da década de 80.
No processo de redemocratização do país, foi uma liderança sindical do Porto de Santos. Participou ativamente de todos os comandos de greve em defesa do trabalho, salários dignos e concretização da democracia.
Trabalhou no governo da nossa prefeita Telma de Souza e no governo do nosso prefeito David Capistrano.
Durante 16 anos, coordenou o mandato da saudosa deputada estadual Maria Lúcia Prandi, na Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Bartô sempre militou nas causas sociais e do combate ao racismo. Presidiu o Diretório Municipal de Santos do PT em duas oportunidades, inclusive, no momento mais crítico da história do nosso partido, com o golpe na presidenta Dilma Rousseff e a perseguição política contra Lula.
Mas, se tem uma coisa eu aprendi com ele, é justamente a não desistir. Sua serenidade e sorriso largo completam a sua incrível força de vontade.
Se hoje temos o presidente Lula de volta para governar este país, muito devemos a companheiros como o Bartô.
Tive a honra deste ser humano fantástico trabalhar no meu mandato, com ideias, histórias e grandes momentos.
Bartô, você é referência. Além de tudo isso que já mencionei, ainda é poeta! Autor de dois livros: Memórias na Pele e Santos Cidade Libertária.
Suas lições nos ensinam que sempre é tempo de realizar. De recomeçar. De estudar. A idade é apenas um detalhe.
As memórias na pele o fizeram esta pessoa de grande caráter. Santos precisa ser libertária e você nos inspira.