NOTÍCIAS

06.08.2025

50 anos da Capoeira Senzala: valorização da nossa ancestralidade

A entrega da Placa em Homenagem aos 50 anos da Associação de Capoeira Senzala (@senzaladesantosnl), em sessão solene, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (4), é uma reverência à nossa ancestralidade. Que deve ser valorizada, compartilhada e, principalmente, ser motivo de orgulho para todos nós.

“A capoeira é uma das expressões máximas da cultura de um povo”. Esta frase está escrita na Associação de Capoeira Senzala, do querido Roberto Teles de Oliveira, o gigante Mestre Sombra (@mestresombrasenzalaoficial).

Uma história dos escravizados que lutaram pela liberdade. Da cultura, da resistência. Lá do século 17, para burlar a proibição dos senhores de engenho, que não permitiam que negros praticassem qualquer tipo de luta.

Mal sabiam eles que nascia, ali, a capoeira, que traz a defesa pessoal em forma de música e arte.

A gente faz a ginga, tipicamente afro-brasileira, que se movimenta para vencer qualquer adversidade. A capoeira é o movimento para a plenitude.

Nesta noite, celebramos a trajetória de um homem cuja existência significa a grandeza de um povo. Roberto Teles de Oliveira, o querido Mestre Sombra, é uma lenda da capoeira mundial.

Aqui, quero ressaltar a importância da construção da consciência. A capoeira é um poderosíssimo instrumento para trazer consciência social à sociedade.

Seu legado não tem fronteiras. Seus discípulos atuam hoje pelo planeta, da Europa à África, dos Estados Unidos ao interior do Brasil. São mestres que continuam a caminhada.

Santos tem esta característica. Somos terra fértil de craques. Nascemos para enaltecer o Brasil pelo mundo.

A sua Associação completa 50 anos de existência. E este jubileu é apenas o começo. Que venham mais 50, mais 100 anos pela frente!

O seu legado produziu, em cada um de nós, uma raiz forte. Axé! Axé!

Viva ao Mestre Sombra! Viva à Senzala! Viva à África! Viva ao Brasil!