NOTÍCIAS

19.04.2024

Câmara de Santos debate sobre instalação de navios de gás no porto

A Comissão de Assuntos Portuários da Câmara de Santos, presidida pelo vereador Chico Nogueira (PT), realizou, na última segunda-feira (15), uma audiência pública com o objetivo de debater sobre os riscos da instalação e operação de navios de gás no porto.

De acordo com Nogueira, faltam informações sobre o assunto. “Não podemos permitir que verdadeiros navios bombas coloquem em risco a nossa população. A maioria dos santistas, inclusive, não faz ideia dos perigos desencadeados por este tipo de operações”, afirmou o parlamentar.

A audiência teve a participação do deputado estadual Mário Maurici (PT), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente da Baixada Santista, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os pesquisadores Jeffer Castelo Branco e Mari Polachini elaboraram apresentações com informações sobre o tema.

A falta de consultas técnicas e a não apresentação de qualquer relatório de impacto ambiental ou de segurança sobre instalar um gasoduto marítimo, um terrestre e um City Gate em Cubatão, denominado Projeto Reforço Estrutural de Suprimento de Gás da Baixada Santista, traz insegurança aos especialistas sobre o tema.

Os gasodutos terão pouca distância da linha da costa, paralelamente ao alinhamento do canal de navegação do Porto de Santos no Largo Caneú, situado entre a ilha dos Bagres e o Canal Piaçaguera.

Nogueira questiona a falta de um plano de segurança para a cidade. “A proximidade com bairros habitados, problemas ambientais irreversíveis e operações que podem equivaler a 50 bombas atômicas de Hiroshima são pontos determinantes e que precisam de respostas”, enfatizou o vereador santista.