
Chico apresenta título de honra ao mérito “Braz Cubas” a Fernando Haddad
O vereador Chico Nogueira apresentou, na última terça-feira (17), um projeto de lei para conceder o título de honra ao mérito “Braz Cubas” ao político e professor Fernando Haddad.
O título, que é a maior honraria do parlamento santista, vem de encontro ao volume de feitos por Fernando Haddad no comando do Ministério da Educação, onde permaneceu de 2005 até 2012.
A gestão de Haddad foi marcada, entre outras ações, pela implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que compreendia 54 ações diretas do MEC em todos os níveis de aprendizado, da educação infantil até a pós-graduação. Foi ele que implantou o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira), que mede o aprendizado dos estudantes da educação básica, que inclui o Fundamental e o Ensino Médio.
Haddad também incluiu o ensino médio e a educação infantil no Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), transformando o principal instrumento de financiamento da educação brasileira no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Ainda na Educação Básica, criou programas de assistência federal às redes municipais e estaduais. Transporte e Alimentação Escolar, Programa Nacional da Biblioteca Escolar, potencializou o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e atuou fortemente com programas de formação e aperfeiçoamento de professores.
Transformou as antigas escolas técnicas federais em Institutos Federais de Educação, e incluiu cursos superiores e licenciaturas nas áreas de educação e ciências. Foram mais de 200 campus criados em todo o Brasil. E 38 novos Ifs, entre eles, um sediado em Cubatão.
Criou cinco novas universidades federais e mais de 90 novos campus universitários pelo interior do país, entre eles o campus da Universidade Federal de São Paulo, em Santos. Na sua gestão, a população universitária brasileira triplicou, passou de 2,5 milhões para 8 milhões de estudantes . Criou o Prouni, que distribuiu mais de 500 mil bolsas para estudantes oriundos da escola pública e com baixa renda familiar em instituições privadas. Potencializou o programa de financiamento de bolsas universitárias, o FIES, e criou o FIES sem Fiador.
Para o vereador Chico Nogueira, a medalha é um reconhecimento aos serviços prestados pelo ex-ministro. “Fernando Haddad, com toda a certeza, prestou grandes trabalhos para a população brasileira, paulista e santista. A educação é o maior instrumento de combate à desigualdade social e transformação da sociedade”, afirmou Nogueira.