
Chico entrega placa em homenagem ao tamboréu
Hoje, entregamos uma placa em homenagem ao Dia do Tamboréu, no Clube Tamboréu de Santos. Um momento marcante para a modalidade, bem como para todo o esporte de nossa cidade.
O tamboréu, modalidade esportiva nascida em Santos, que desbravou fronteiras com os seus praticantes, inegavelmente, é destinado ao desenvolvimento físico e mental, tanto para os jovens quanto para os de idade mais avançada, consolidando amizades e tradição.
A modalidade nasceu por volta de 1936, com a vinda de dois italianos, os Danadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 30cm de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 80 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.
Com a continuação, vieram as quadras, com 40, 36 e por fim 34 metros, que é a atual. Com uma rede de um metro de altura no meio da quadra.
No dia 22 de novembro de 1936, foi realizado o primeiro torneio de tamboréu nas praias de Santos e, por esse motivo, a data ficou conhecida como o “Dia do Tamboréu”.
Em 1953, com a criação da sub-comissão de tamboréu, ligada a Comissão Central de Esportes da Prefeitura, o tamboréu passou a ter campeonatos com o cunho oficial, e, em agosto de 1966, foi formulada e fundada a Liga Santista de Tamboréu (LST), que abrilhantou a modalidade e começou a andar com as próprias pernas até chegar ao nível internacional.
O tamboréu precisava desse intercâmbio e, em 10 dezembro de 2009, foi fundada a ANT – Associação Nacional de Tamboréu, que continua o trabalho da LST e elevou o tamboréu a nível nacional e internacional.
Por isso, esta honraria é tão importante para a valorização do esporte, cultura e tradição de Santos.
Viva o tamboréu! Viva os esportistas santistas!